domingo, 31 de agosto de 2008

São Raimundo Nonato

31 de Agosto

São Raimundo Nonato Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das Almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras. São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portell, perto de Barcelona no ano de 1200, numa nobre família....Leia mais

sábado, 30 de agosto de 2008

Evangelho do dia 30/08/2008





















Salve Maria!




sábado, 30 de agosto de 2008




Santo do Dia




XXI SEMANA DO TEMPO COMUM
Ofício do dia de semana e Missa à escolha ou
Br. Nossa Senhora do Sábado, MFac.
Ofício e Missa da memória de Nossa Senhora
Hoje a Igreja celebra : Beata Joana Jugan, religiosa, +1879
Santa Tecla, virgem, mártir, séc. I





1ª Carta aos Coríntios 1,26-31




Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

26Irmãos, considerai vós mesmos como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres. 27Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte.
28Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, 29para que ninguém possa gloriar-se diante dele. 30É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31para que, como está escrito, "quem se gloria, glorie-se no Senhor".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.





Livro de Salmos 33(32),12-13.18-19.20-21




- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!- Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.

- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança.

- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!





Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 25,14-30




Aclamação (Jo 13,34)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Eu vos dou novo preceito:/ que uns aos outros vos ameis,/ como eu vos tenho amado.

Evangelho (Mt 25,14-30)

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 14"Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco.
17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhes mais cinco, dizendo: Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei.
21O patrão lhe disse: Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria! 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei. 23O patrão lhe disse: Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!
24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence. 26O patrão lhe respondeu: Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence.
28Em seguida, o patrão ordenou: Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!"

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Cesário de Arles

30 de Agosto

São Cesário de Arles Os santos, como ninguém, entenderam que a graça do Cristo que quer santificar a todos, é sempre a mesma, na eficiência, abundância e liberalidade. Cesário de Arles foi um destes homens que se abriu ao querer de Deus, e por isso como Bispo tornou-se uma personalidade marcante do seu tempo.
Cesário nasceu na França em 470 d.C., e ao deixar sua casa entrou para o mosteiro de Lérins, onde se destacou pela inteligência, bom humor, docilidade e rígida penitência, que mais tarde acabou exigindo...Continue lendo

Conheça e reze com São Jerônimo, Doutor da Igreja.

Nasceu na Dalmácia (Iugoslávia) no ano 342. São Jerônimo cujo nome significa “que tem um nome sagrado”, consagrou toda sua vida ao estudo das Sagradas Escrituras e é considerado um dos melhores, se não o melhor, neste ofício. Em Roma estudou latim sob a direção do mais famoso professor de seu tempo, Donato, que era pagão. O santo chegou a ser um grande latinista e muito bom conhecedor do grego e de outros idiomas, mas muito pouco conhecedor dos livros espirituais e religiosos. Passava horas e dias lendo e aprendendo de cor aos grandes autores latinos, Cícero, Virgilio, Horácio e Tácito, e aos autores gregos: Homero, e Platão, mas quase nunca dedicava tempo à leitura espiritual.

Jerônimo se dispôs ir ao deserto a fazer penitência por seus pecados (especialmente por sua sensualidade que era muito forte por seu terrível mau gênio e seu grande orgulho). Mas lá embora rezava muito, jejuava, e passava noites sem dormir, não conseguiu a paz, descobrindo que sua missão não era viver na solidão. De volta à cidade, os bispos da Itália junto com o Papa nomearam como Secretário a Santo Ambrósio, mas este adoeceu, e decidiu nomear a São Jerônimo, cargo que desempenhou com muita eficiência e sabedoria. Vendo seus extraordinários dotes e conhecimentos, o Papa São Dâmaso o nomeou como seu secretário, encarregado de redigir as cartas que o Pontífice enviava, e logo o designou para fazer a tradução da Bíblia. As traduções da Bíblia que existiam nesse tempo tinham muitas imperfeições de linguagem e várias imprecisões ou traduções não muito exatas. Jerônimo, que escrevia com grande elegância o latim, traduziu a este idioma toda a Bíblia, e essa tradução chamada “Vulgata” (ou tradução feita para o povo ou vulgo) foi a Bíblia oficial para a Igreja Católica durante 15 séculos.

Ao redor dos 40 anos, Jerônimo foi ordenado sacerdote. Mas seus altos cargos em Roma e a dureza com a qual corrigia certos defeitos da alta classe social lhe trouxeram invejas e sentindo-se incompreendido e até caluniado em Roma, onde não aceitavam seu modo enérgico de correção, dispôs afastar-se daí para sempre e se foi a Terra Santa. Seus últimos 35 anos os passaram em uma gruta, junto à Cova de Presépio. Várias das ricas matronas romanas que ele tinha convertido com suas pregações e conselhos venderam seus bens e se foram também a Presépio a seguir sob sua direção espiritual. Com o dinheiro dessas senhoras construiu naquela cidade um convento para homens e três para mulheres, e uma casa para atender aos que chegavam de todas partes do mundo a visitar o lugar onde nasceu Jesus.

Com tremenda energia escrevia contra os hereges que se atreviam a negar as verdades de nossa Santa religião. A Santa Igreja Católica reconheceu sempre a São Jerônimo como um homem eleito por Deus para explicar e fazer entender melhor a Bíblia, por isso foi renomado Patrono de todos os que no mundo se dedicam a fazer entender e amar mais as Sagradas Escrituras. Morreu em 30 de setembro do ano 420, aos 80 anos.

“Desconhecer a Sagrada Escritura é desconhecer a Cristo”. São Jerônimo

Oração: Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia. São Jerônimo iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se dêem conta de que contradizem a religião católica e a própria Bíblia,porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos. São Jerônimo, ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras. Amém.

Sejamos homens e mulheres decididos

Terça-Feira, 30 de Setembro 2008

Nós precisamos ter clareza da vontade de Deus a nosso respeito, como Jesus tinha clareza dos desígnios do Pai a respeito d'Ele. Não podemos caminhar às cegas sem saber para onde estamos indo e o que devemos fazer. Vemos sempre em muitas passagens dos evangelhos que Jesus subia o monte para orar, para conhecer a vontade do Pai.
Somos convidados hoje por Deus a rezarmos, para conhecermos o caminho que devemos seguir, e desta forma agirmos como homens e mulheres firmes e decididos, que em todas as circunstâncias assumem os desafios que a vida propõe, a exemplo do Senhor que se entregou por cada um de nós.

"Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém" (Lc 9,51).

Ele foi para Jerusalém para morrer, e sabia que iria morrer, mas tomou a firme decisão de fazer a vontade do Pai que era nos salvar.
Jesus, no dia de hoje nós tomamos a firme decisão de sermos verdadeiros discípulos teus, que em tudo faz a vontade do pai.
Jesus, eu confio em vós!

Luzia Santiago

São Jerônimo

30 de Setembro

São Jerônimo
Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras", São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340 d.C., e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja, como ninguém nas Sagradas Escrituras o foi, por isso, "Cristo é o poder de Deus, a sabedoria de Deus. Quem ignorá-la [a sabedoria], portanto, ignora as escrituras e ignora a Cristo". Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de amante dos estudos em Roma, e assim conheceu Jesus e recebeu do Papa Libério, o Batismo, que o levou a formar uma pequena comunidade religiosa, inclinado pela radicalidade. Fez uma forte experiência monacal, e logo em seguida dirigiu-se a Constantinopla, atraído pela fama oratória de São Gregório da Sagrada Escritura. Ordenado sacerdote e monge, retirou-se para estudar, a fim de responder com a literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão para o latim, língua oficial da Igreja, a Vulgata. Assim, com alegria e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal. Saiu de Roma, e foi viver na Terra Santa, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro dos estudos bíblicos e fixou "o dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.

São Jerônimo, rogai por nós!

OS SAMARITANOS NÃO ACOLHEM JESUS Lc 9,51-56

Padre Bantu Mendonça K. Sayla
30/09/2008

A Igreja celebra hoje o dia de São Jerónimo, homem de Deus que agraciado por diversos talentos, se colocou ao serviço dos seus irmãos e irmãs na fé. Fazendo-se batizar aos 25 anos se torna depois sacerdote.

De temperamento forte mais também dócil afirma que ignorar a Sagraga Escritura é não conhecer o próprio Cristo. Conduzido pelo zelo da Palavra de Deus e preanunciando o Concílio Vaticano II, traduz a Bíblia Sagrada do Grego para o Latim que na altura a lingua oficial da Igreja.

Podemos ler entre linhas nesta seu gesto, a segunte verdade: Deus veio ao mundo, se identifica com o homem e quer falar-lhe na sua lingua. Esta ideia veio tornar-se realidade no século XX, quando a Bíblia é traduzida em diversas linguas para que o povo possa ouvir Deus nas suas próprias linguas.

Lucas no Evangelho de hoje, traz-nos o firme e voluntário propósito de Jesus se dirigir ao centro do judaísmo, Jerusalém e o Templo, para ali fazer seu anúncio libertador, em um confronto direto com o estado teocrático judaico.

Jesus sabia que com tal decisão arriscava sua própria vida. Pois conforme nos descreve Lucas, estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu.

O evangelista faz como que uma preparação da narrativa da Ascensão que será feita nos Atos dos Apóstolos. Ao atravessarem a Samaria, os discípulos enviados a um povoado para preparar hospedagem devem ter cometido um equívoco. Com sua visão triunfalista tradicional devem ter falado de um Jesus glorioso, restaurador de Israel, o que suscitou a rejeição dos moradores, que eram discriminados pelos judeus. E, ainda, com espírito vingativo, estes discípulos queriam um fogo do céu para destruí-los. Veja o que dizem: O senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas? Quantas vezes tu e eu não pensamos em nos vingarmos daqueles que nos fazem mal, nos odeiam, caluniam, insultam ou contrariam? Quando o espírito de vingança te vier bater a porta lembre-te da atitude de Jesus ante a inquietação dos discípulos. Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu. 56Então ele e os seus discípulos foram para outro povoado. Portanto, com um simples gesto, Jesus repreende-lhes esta sua ideologia. Muitas vezes julgamos que o problema está nos outros. Quando afinal e não poucas vezes está em nós como também não estava nos samaritanos, mas na cegueira dos discípulos enviados. Os nossos olhos em muitas ocasiões ficam impedidos de ver e olhamos as falhas dos outros e então os censuramos e excluímos. O próprio Lucas, na parábola do samaritano, e, depois, João em seu evangelho destacam a acolhida dos samaritanos a Jesus.

Peçamos à graça de vermos as nossas limitações, as nossas cegueiras, os nossos erros para podermos com compaixão, misericórdia e perdão podemos acolher os nossos irmãos e irmãs para que não aconteça que fechemos as portas à Jesus como fizeram os Samaritanos.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ofereça tudo o que fizer ao Senhor

Sexta-Feira, 29 de Agosto 2008

"Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." (Jo 14,14)

Hoje é sexta-feira, dia de penitência, vamos nos dedicar à oração. Não há no seu dia muitos momentos que você poderia preencher, perfeitamente, com a oração?

Você precisa experimentar oferecer ao Senhor todos os momentos; quando estiver falando com alguém, atendendo ao telefone, subindo de elevador, caminhando.... Será que é difícil?

Faça do seu dia um dia totalmente mergulhado no Senhor, oferecendo tudo o que você fizer a Deus, tentando não se esquecer d'Ele enquanto trabalhar ou fizer qualquer atividade.

O Senhor não lhe pede nada mais que isso, simplesmente que você viva cada momento para Ele, fazendo tudo sempre da melhor forma, assim quando o seu dia se tornar curto para fazer tantas coisas, Ele multiplicará o seu tempo, tornando-o muito mais feliz e cheio de paz no coração.

"Estai sempre alegres; orai sem cessar" (I Ts 5,16s).

O que importa é que você tenha sempre um coração agradecido diante de todas as situações.
Não se esqueça de que, no tempo mais conveniente e, com a sua confiança, será atendido. Sua oração o tornará uma pessoa mais confiante e abandonada em Deus.

Reze... Reze... Reze sem desanimar.
Quando você reza, seu coração se entrega a Deus.


Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago

Evangelho do dia 29/08/2008

Salve Maria!




sexta-feira, 29 de agosto de 2008




Santo do Dia




MARTÍRIO DE S. JOÃO BATISTA
Ofício pr. da memória. Missa pr: Pf próprio.
Hoje a Igreja celebra : Martírio de S. João Baptista





Livro de Jeremias 1,17-19




Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

Naqueles dias, a Palavra do Senhor foi-me dirigida: 17"Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer. Não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles.
18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; 19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te", diz o Senhor.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.





Livro de Salmos 71(70),1-2.3-4.5-6.15.17




- Minha boca anunciará vossa justiça!
- Minha boca anunciará vossa justiça!
- Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

- Minha boca anunciará vossa justiça!- Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.
- Minha boca anunciará vossa justiça!- Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.
- Minha boca anunciará vossa justiça!
- Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

- Minha boca anunciará vossa justiça!





Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Marcos 6,17-29




Aclamação (Mt 5,10)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Felizes os que são perseguidos,/ por causa da justiça do Senhor,/ porque o Reino dos Céus há de ser deles!

Evangelho (Mc 6,17-29)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: "Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão". 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia.
20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: "Pede-me o que quiseres e eu to darei". 23E lhe jurou dizendo: "Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino".
24Ela saiu e perguntou à mãe: "O que vou pedir?" A mãe respondeu: "A cabeça de João Batista". 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: "Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista". 26O rei ficou muito triste, mas não pode recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

VEREIS O CÉU ABERTO Jo 1,47-51

Padre Bantu Mendonça K. Sayla
29/09/2008

São João nos apresenta um Jesus conhecedor de tudo e de todos. Que não precisa que alguém lhe conte e mostre quem são as pessoas com que Ele se relaciona. Deus conhece todas as ações humanas, e Ele é o justo Juíz, e seu Reno não terá im. O mal um dia será vencido e não mais estará presente entre os homens. Mas isto somente vai acotecer quando vereis o céu aberto e os Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Todavia somos convidados ja a nos alegrarmos : por isso, alegra-te ó céu, e todos os que viveis nele. O convite é extensivo aos coros celestes, serafins, arcanjos e anjos. É Cristo quem nos chama para estar junto dele e participar de sua obra redentor.

Filipe não tinha guardado para si a grande alegria de ter tido a dita de encontrar o Messias anunciado pelos Profetas, mas comunicara-a a seu amigo Natanael, que se mostrou incrédulo em face da procedência humilde de Jesus, filho dum carpinteiro de Nazaré, quando o Messias devia ser descendente de David e procedente de Belém. Filipe não se desmoraliza com as razoáveis objecções do amigo e também não confia nas explicações que o seu próprio engenho poderia excogitar; opta por convidar o amigo a aproximar-se pessoalmente de Jesus: “vem e verás” (v. 46).

Passemos agora para o nome Natanael. Biblicamente ele é de origem semítico que significa dom de Deus. Foi um dos Doze Apóstolos (cf. Jo 21, 2). É bem provavel tenha cido Bartolomeu, o qual teria dois nomes, sendo este último um nome patronímico (filho de Tolmay), como o patronímico de Simão Pedro, Baryona (filho de Jonas). Esta identificação é deduzida dos diversos catálogos dos Apóstolos que nos deixaram os Sinópticos, onde Bartolomeu sempre se segue a Filipe, aquele Apóstolo que levou Natanael a Jesus .

Eu vi-te, debaixo da figueira”. Natanael sentiu que o olhar de Jesus penetrava os mais profundos recônditos da sua alma, pois algo de significativo devia ter passado no seu coração naquela hora e naquele local exacto a que Jesus se referia, e que só Deus podia conhecer.

Natanael é um israelita fiel à tradição da Lei, e parece não ter idéia da ruptura de João Batista com as instituições do judaísmo. A fala de Jesus a Natanael, quando estavas debaixo da figueira, eu te ví, remete ao profeta Zacarias: Naqueles dias convidar-vos-ei, uns aos outros, debaixo da figueira. (Zc 3,10). Corresponda ou não, verdade é que, Natanael vê-se descoberto e então respondendo professa a sua fé em Jesus: Mestre, Tu é o Filho de Deus, Rei de Israel. Tanto uma palavra quanto outra fazem parte dos títulos messiânicos procedentes do Salmo 2. A intencionalidade do Evangelho revela-se ao apresentar, desde a primeira hora, confissões explícitas de fé em Jesus.

E com a expressão: Então vereis o céu aberto e os Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem, esconde e ao mesmo tempo revela duma forma muito clara e expressiva de que Jesus é o Mediador entre o Céu e a terra, ficando assim os Céus abertos para a humanidade. Ele é a porta pela qual os homens têm acesso ao Pai. É a escada de Jacob, pela qual subiam e desciam os Anjos na visão de Jacob (Gn 28,12).

Portanto assim como Natanael, reconhece em Jesus o caminho a verdade e a vida proclamemos bem alta, Senhor, tu és o Filho do Homem, o Rei de Israel, para que no final possamos ver o céu aberto e os anjos d Deus subindo e descendo sobre Ele e com Ele reinemos eternamente. Amén!

São Miguel, Gabriel e Rafael

29 de Setembro

São Miguel, Gabriel e Rafael Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento, a devoção a estes amigos, protetores e intercessores, que do Céu vêm em nosso socorro, pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate.

São Miguel

O nome do Arcanjo Miguel, possui um revelador significado em hebraico: "Quem é igual a Deus", segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.

No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de Sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor, estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também.

"Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu".

São Gabriel

O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus", mas é muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: "Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus" a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho, como se deu a Encarcação.

São Rafael

Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus, Rafael aparece no Antigo Testamento, no livro de Tobit.

"Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

Este arcanjo de nome "Deus Curou", restituiu à vista do piedoso Tobit, e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante.


São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Fiquemos com o essencial

Quinta-Feira, 28 de Agosto 2008

Quando nos encontramos verdadeiramente com Jesus, e fazemos a experiência de deixá-Lo conduzir a nossa vida, tudo ganha um colorido diferente, e passamos a enxergá-la sob uma nova ótica. Não podemos ficar atrelados ao que já passou nem viver em função do amanhã.

Hoje Jesus está apontando-nos os novos rumos para a nossa vida; precisamos segui-los. Não deixemos para amanhã o que é para ser feito hoje. Vivamos este dia como se fosse o único e o último da nossa vida. Não permitamos que as muitas preocupações e as agitações da vida nos arrastem, e vivamos de qualquer jeito o dia que se chama hoje. O próprio Jesus disse a Marta:

"Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada" (Lc 10,41).

Antes de qualquer ocupação, precisamos ter a sabedoria de Maria, a irmã de Marta, que se sentou aos pés de Jesus para escutá-Lo. Com certeza, quando tomamos a mesma postura de Maria, o nosso tempo rende muito mais e somos capazes de realizar coisas, as quais somente com a nossa inteligência e o nosso esforço, não realizaríamos.

Por isso, em todos os momentos, invoquemos o Senhor.


Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago

Evangelho do dia 28/08/2008

Salve Maria!




quinta-feira, 28 de agosto de 2008




Santo do Dia




SANTO AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA
Hoje a Igreja celebra : Santo Agostinho, bispo, Doutor da Igreja, +430
Ofício da memória. Missa pr: Pf comum ou dos Pastores.





1ª Carta aos Coríntios 1,1-9




Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até o fim, até o dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.





Livro de Salmos 145(144),2-3.4-5.6-7




- Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!
- Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!
- Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

- Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!
- Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!

- Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!
- Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

- Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!





Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 24,42-51




Aclamação (Mt 24,42a.44)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Vigiai, diz Jesus, vigiai,/ pois no dia em que não esperais,/ o vosso Senhor há de vir.
Evangelho (Mt 24,42-51)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós. - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42"Ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.
47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Venceslau

28 de Setembro

São Venceslau O santo que nos ensina com sua opção pelo Reino de Deus e de vida constante na luta para a santidade, é o príncipe Venceslau, sua história se entrelaça com a vida e fé da família real.

O pai e sua avó eram cristãos fervorosos, ao passo que sua mãe era uma pagã ambiciosa e inimiga da religião. São Venceslau foi educado pela avó, por isso cresceu religioso e muito caridoso para com os pobres, enquanto seu irmão educado pela mãe tornou-se violento e ambicioso.

Com a morte do pai, e pouca idade do Santo herdeiro, a mãe, má intencionada assumiu o governo, sendo assim tratou de expulsar os missionários católicos. O povo revoltado, juntamente com os nobres pressionaram o príncipe para assumir o governo, e com o golpe de estado Venceslau assumiu em 925.

Nos oito anos de reinado, Venceslau honrou a fama de "O príncipe Santo". Venceslau governou com tanta justiça e brandura que com pouco tempo conquistou o coração do povo que o amava, e por ele era concretamente amado: Protetor dos pobres, dos doentes, dos encarcerados, e dos órfãos e viúvas, verdadeiro pai.

Este homem que muito se preocupou com a evangelização do povo, a fim de introduzir todos no "sistema de Deus", era de profunda vida espiritual, mas infelizmente, odiado pelo irmão Boleslau e pela Mãe, que além de matar a piedosa sogra - educadora do Santo-, concordou com a trama contra o filho.

Quando nasceu o primogênito de Boleslau, são Venceslau foi convidado para um solene banquete, pensando na reconciliação da família. Tendo saído para estar em oração, na capela real, foi apunhalado pelo irmão e capangas. Antes de cair morto, são Venceslau pronunciou: "Em tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito".


São Venceslau, rogai por nós!

O FILHO DO HOMEM VAI SER ENTREGUE Lc 9,43b-45


Padre Bantu Mendonça K. Sayla
27/09/2008

Diante de tanta gente que procurava Jesus por causa das coisas que fazia e das palavras que saiam da sua boca, Ele adverte aos seus discípulos que não ficassem com os olhos e as mentes na admiração e não se deixam levar pela correneza do povo que à Ele fluia.

Aquele que o povo procura ver, apesar de ser o Filho do Homem, portanto, o Filho do dono de tudo quanto existe, vai morrer.

Cristo insiste em anunciar a Sua Paixão e Morte. Primeiro veladamente à multidão, e depois com mais clareza aos discípulos no Evangelho de hoje. Estes, porém, não entendem as Suas palavras, não porque não sejam claras, mas pela falta das disposições adequadas.

Talvez tu também te choges. Como é possível o Filho do dono da vida morrer? Se isso tiver de acontecer contigo é sinal de que ainda não chegou para ti o entendimento pleno do mistério do sofrimento, o significado da cruz. E então deves escutar o comentário de São João Crisóstomo: Ninguém se escandalize ao contemplar uns Apóstolos tão imperfeitos, porque ainda não tinha chegado a Cruz nem tinha sido dado o Espírito Santo.

É preciso que o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens para que nós tenhamos a vida e vida em plenitude. E quem no-lo confirma é o Próprio Jesus: se o grao de trigo caido na terra não morre, permanece só. Mas se morre dá muito fruto. Permita que te diga meu irmão, a vida autêntica vai ser entregue nas mãos dos homens. Para que os homens a possuiam. Pois na lógica humana só é vivo quem tem a vida e para nós a termos era necessário que alquém no-la desse. E então justifica-se a entrega da vida de Jesus aos homens. No Evangelho segundo João 10,10 Jesus diz: eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. Como a teriamos e plenitude se Ele não morresse na cruz?

Senhor dá-me a graça de entender que a vida autêntica de fé e de missão é entrega e doação plena como vós mesmo fizestes. Que eu seja um dom, uma doação para os meus irmãos e irmãs.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Qual é o melhor caminho a seguir?


Quarta-Feira, 27 de Agosto 2008

Somos verdadeiramente felizes quando trilhamos os caminhos de Deus. A nossa escolha pelo Senhor tem como consequência a felicidade nesta vida, e depois por toda a eternidade.

Nós colhemos os frutos das nossas escolhas. Se escolhemos bem, de acordo com a vontade de Deus, seremos abençoados todos os dias da nossa vida, mas quando escolhemos de maneira inconseqüente os caminhos pelos quais queremos andar, os frutos são amargos.

"Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! (Sl 127).

Peçamos ao Espírito Santo que nos ensine a andarmos nos caminhos do Senhor.


Jesus, eu confio em Vós!


Luzia Santiago

Administre melhor o seu tempo

Precisamos de determinação para ter uma vida de oração

Não devemos ficar só na intenção de ser de Deus, mas precisamos lutar e nos esforçar para ser de Deus. O demônio tem tentado nos impedir de viver o primeiro mandamento: "Amar a Deus sobre todas as coisas". Por isso é uma luta!

Para quem descobriu que ser de Deus é o essencial na sua vida, e tem o propósito de uma entrega total ao serviço do Reino, precisa levar adiante esse projeto com fidelidade e constância, superando o comodismo, o relaxamento ou a preguiça.

Recentemente recebi uma mensagem que falava de uma convenção mundial dos demônios, onde satanás dava as diretrizes aos seus demônios, especialmente sobre como deveriam fazer para impedir que os cristãos tenham um relacionamento íntimo com Jesus, o Salvador, pois, dizia ele, "uma vez que ganham essa conexão com Jesus, o nosso poder sobre eles está quebrado, então vamos roubar-lhes o tempo que têm, a fim de que não sobre tempo algum para eles desenvolverem um relacionamento com Jesus Cristo".

Os demônios gritaram: "Como vamos fazer isto?"

Satanás respondeu-lhes: "Mantenham-nos ocupados nas coisas não essenciais da vida, e inventem inumeráveis assuntos e situações que ocupem as suas mentes." E ele descreve muitas situações que os homens e mulheres "modernos" vivem hoje em nossa sociedade, enganados pelo prazer, pelo poder e pelo ter, perdendo o que é essencial: Ser amigo de Deus! A partir desse relato, e assumindo a nossa missão de formar homens para um mundo novo, pensei em escrever para estarmos atentos, a fim de não cairmos na armadilha de satanás.

Já há alguns anos as empresas tem ministrado cursos para os seus funcionários sobre como administrar melhor o seu tempo, no intuito de um rendimento melhor no trabalho. Para meditarmos a Palavra de Deus, diariamente, também necessitamos de utilizar bem o tempo. É um aprendizado! É um treino! Antes da nossa vida de oração se tornar um hábito, precisamos de determinação e fidelidade ao nosso horário, pois o hábito se faz repetindo várias vezes o mesmo procedimento.

Nós encontramos tempo para tudo em nossa vida, menos para a prática da nossa vida espiritual. Priorize Deus em sua vida, e certamente você encontrará tempo para ficar com o essencial: ser de Deus e ter um relacionamento de amizade com Jesus, Nosso Senhor. São Francisco de Sales dizia: "Sem disciplina não há santidade". Determine-se! Lute contra o comodismo, relaxamento e a preguiça!

Aproveite este mês da Bíblia para administrar melhor o seu tempo, iniciando com esmero e fidelidade a meditação da Palavra de Deus.


Marina Adamo
marina@cancaonova.com
Marina Adamo é missionária da Comunidade Canção Nova, atualmente na Casa de missão do Georgia, USA. É autora do livro "Nínive ou Társis? Como escolher um caminho seguro", da Editora Canção Nova. Blog: http://blog.cancaonova.com/marinaadamo

São Vicente de Paulo

27 de Setembro

São Vicente de Paulo "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mat 22,37.39). Se não foi o lema, viveu como se fosse. São Vicente de Paulo, que nasceu na Aquitânia, em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados, mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem, foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos, sua liberdade.

A partir desse embate com o real, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a congregação da missão (Lazarista) e unido a Santa Luisa Marilac, edificou as irmãs de caridade vicentinas.

Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu aos 27 de setembro de 1660.


São Vicente de Paulo, rogai por nós!

Evangelho do dia 27/08/2008

Salve Maria!




quarta-feira, 27 de agosto de 2008




Santo do Dia




SANTA MÔNICA
Hoje a Igreja celebra : Santa Mónica, viúva, mãe de Santo Agostinho, +387
Ofício da memória. Missa da memória: Pf comum ou dos Santos.





2ª Carta aos Tessalonicenses 3,6-10.16-18




Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

6Nós vos ordenamos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todo irmão que se comporta de maneira desordenada e contrária à tradição que de nós receberam. 7Bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade.
8De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e cansaço, de dia e de noite, para não sermos pesados a ninguém. 9Não que não tivéssemos o direito de fazê-lo, mas queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado. 10Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: "Quem não quer trabalhar também não deve comer".
16Que o Senhor da paz, ele próprio, vos dê a paz, sempre e em toda a parte. O Senhor esteja com todos vós. 17Esta saudação é de meu próprio punho, de Paulo. Assim é que assino todas as minhas cartas; é a minha letra. 18A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.





Livro de Salmos 128(127),1-2.4-5




- Felizes todos que respeitam o Senhor!
- Felizes todos que respeitam o Senhor!
- Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

- Felizes todos que respeitam o Senhor!
- Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

- Felizes todos que respeitam o Senhor!





Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 23,27-32




Aclamação (1Jo 2,5)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- O amor de Deus se realiza em todo aquele/ que guarda sua palavra fielmente.
Evangelho (Mt 23,27-32)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 27"Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. 29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: 'Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!"
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Deus jamais nos abandonará


Terça-Feira, 26 de Agosto 2008

"Perseverai na oração, mantendo-vos, por ela, vigilantes na ação de graças". (Cl 4,2)

Às vezes, precisamos derramar lágrimas, mas, independentemente disso, não desperdicemos nenhuma dor; e que todas elas se derramem no Coração Divino de Nosso Senhor. Façamos aclamações, exultemos de alegria, pois é o Senhor que conforta nossas vidas! É Ele que nos mostra a Sua ternura em meio às tribulações, às grandes lutas que travamos, até mesmo no silêncio de nossa alma.

Quando, em nossa fraqueza, pensamos que Deus nos abandonou e nos esqueceu, é o momento de levantar a cabeça e confiar em Sua Palavra, pois Ele proverá todas as coisas para o nosso bem.

Não podemos firmar os olhos nas dificuldades e nos inúmeros problemas, como se estivéssemos perdidos, sem ninguém para nos ajudar. Precisamos, sim, ficar atentos aos pequenos gestos de amor que o bom Deus faz para conosco diariamente e aclamá-Lo com ação de graças.

Problemas sempre existirão, como afirmou Nosso Senhor Jesus Cristo, mas, se estivermos com os olhos n'Ele, veremos Seu socorro e amparo, independentemente da situação e dos resultados.

Deus jamais nos abandonará!


Jesus, eu confio em Vós!


Luzia Santiago

Todos os tempos na nossa vida são necessários

Sexta-Feira, 26 de Setembro 2008

"Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu. Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta" (Ecl 3,1- 2).

Em qual tempo da sua vida você se encontra?

Tudo adquire um novo sentido e um novo sabor quando discernimos em Deus e aceitamos com docilidade o tempo que estamos vivendo hoje. Por outro lado é sabedoria e sinal de maturidade saber tirar de cada acontecimento um aprendizado para o nosso crescimento humano, espiritual, profissional e social, mesmo em meio às situações mais desencontradas que vida nos proporciona muitas vezes.

Quando fazemos esta experiência de minuto a minuto, a nossa confiança em Deus cresce, a nossa fé se solidifica e provamos como o Senhor é bom.
A palavra do Senhor nos ensina que "tudo concorre para o bem dos que amam a Deus" (Rom 8,28), portanto, todos os tempos na nossa vida são necessários.

Jesus, ensina-nos a acolher o tempo que estamos vivendo com uma profunda confiança na tua misericórdia.
Jesus, eu confio em vós!


Luzia Santiago

São Cosme e Damião

26 de Setembro

São Cosme e Damião Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente, e, desde jovens eram habilidosos médicos. Com a conversão, passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência, com a confiança no poder da oração, levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.

Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos, pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:

"Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!"

Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: "Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do Céu e da terra!"

Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.


São Cosme e São Damião, roguem por nós!

O FILHO DO HOMEM SOFRERÁ MUITO Lc 9,18-22

Padre Bantu Mendonça K. Sayla
26/09/2008

E vós quem dizeis que Eu sou? Tanto nesta como na primeira pergunta são consequência de um dia cheio de intimidade com Deus, e que confirmam a experiência do ambandono e total dependência à Deus Seu Pai. Ele não veio de Si mesm. Seu nome significa Ungido do Senhor. Aquele que devia vir ao mundo. E para se chegar até aí exige-se do homem e da mulher um profudo mergulhar na pessoa de Jesus. Na resposta de Pedro: O Messias que Deus enviou, encontrados as qualidades do verdadeiro discípulo de Jesus.

Enquanto, as pessoas dizem sem ter certeza do que dizem e muitas vezes presas ao passado, o discípulo não pode e nem deve se atrelar à antiga ideologia messiânica de poder, opressora e conservadora, da sinagoga.

Para ele, Jesus é Filho do Homem. É o Deus que se faz humano, convivendo no dia-a-dia comum entre as multidões e comunicando-lhes seu amor divino e eterno, que permanece para sempre, além da morte.

A pergunta: E vós que dizeis que Eu sou?, exige um comprometimento pessoal. Pedro corajosamente mostrou sua crescente lealdade, ao afirmar que Jesus era o Cristo de Deus. Nesta confissão Pedro quis dizer que Jesus era o único Deus, Filho ungido para seus propósitos. Que propósitos? A maioria não tinha idéia, portanto Jesus não queria que seus discípulos divulgassem o que Pedro havia dito. Ao invés de um Rei ungido para sofrer e morrer por pecadores, a maioria dos judeus estavam à procura de um rei que trouxesse libertação política. Jesus então deixou claro o preço que teria que pagar para seguir a confissão de Pedro num mundo que não apenas estava confuso a seu respeito, como também era contra seu ministério. Concordar com a confissão de Pedro significa causar conflito entre os crentes e o mundo e os levaria a negar a si mesmos, ao carregarem a cruz do discipulado.

O discipulado de Cristo lá e aqui tem seu preço, seu custo. Dar a sua vida por amor aos seus irmãos. Esta é a mesagem para o dia de hoje. Peça a e ore ao Senhor para que te ajude a abrir mão, se preciso for, da segurança, conforto e diversões deste mundo para O seguir. Que Ele te Ensine a negar a ti mesmos, carregar a cruz e seguí-l’O. Pois, Sua promessa é: quem perder a vida por minha causa, este a salvará.

Evangelho do dia 26/08/2008

Salve Maria!




terça-feira, 26 de agosto de 2008




Santo do Dia




XXI SEMANA DO TEMPO COMUM
Ofício do dia de semana (I do Saltério) e Missa à escolha.
Hoje a Igreja celebra : S. Zeferino, papa, mártir, +217
Santa Teresa de Jesus Jornet e Ibars, virgem, fundadora, +1897
Santa Micaela do Santíssimo Sacramento, religiosa, fundadora, +1865





2ª Carta aos Tessalonicenses 2,1-3.14-16




Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

1No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: 2não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo. 3aQue ninguém vos engane de modo algum. 14Deus vos chamou para que, por meio do nosso evangelho, alcanceis a glória de nosso senhor Jesus Cristo.
15Assim, portanto, irmãos, ficai firmes e conservai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por carta. 16Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou em sua graça e nos proporcionou uma consolação eterna e feliz esperança, 17animem os vossos corações e vos afirmem em toda ação e palavra.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.





Livro de Salmos 96,10.11-12.13




- O Senhor vem julgar nossa terra.
- O Senhor vem julgar nossa terra.
- Publicai entre as nações: "Reina o Senhor!" Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.
- O Senhor vem julgar nossa terra.- O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem.

- O Senhor vem julgar nossa terra.- E exultem as florestas e as matas na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.
- O Senhor vem julgar nossa terra.





Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 23,23-26




Aclamação (Hb 4,12)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- A palavra do Senhor é viva e eficaz:/ ela julga os pensamentos e as intenções do coração.
Evangelho (Mt 23,23-26)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo. 24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.





Comentários




Purifica primeiro teu interior




Oh meu Deus, quão admirável é o Vosso amor por nós! Sois infinitamente digno de ser amado, louvado e glorificado! Não tendo nós coração, nem espírito, que seja digno deste amor, a Vossa sabedoria e a Vossa bondade concederam-nos, porém, forma de o ser: destes-nos o Espírito e o coração do Vosso Filho, para que fosse o nosso próprio espírito e o nosso próprio coração, segundo a promessa que fizestes pelo Vosso profeta: «Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um espírito novo» (Ez 36, 26); e, para que soubéssemos que coração e que espírito novos eram estes, acrescentastes: «Dentro de vós porei o Meu espírito» (27). Só o Espírito e o coração de Deus são dignos de amar e de louvar um Deus, são capazes de O bendizer e de O amar como Ele deve ser bendito e amado. Foi por isso que nos destes o Vosso coração, o coração do Vosso Filho, Jesus Cristo, bem como o coração de Sua Mãe e o coração de todos os santos e anjos que, em conjunto, formam um só coração, como a cabeça e os membros formam um só corpo (Ef 4, 15). [...]
Renunciai, pois, irmãos, ao vosso coração e ao vosso espírito, à vossa vontade e ao vosso amor próprio. Dai-vos a Jesus, para entrardes na imensidão do Seu coração, que contém o de Sua Mãe e o de todos os santos, para vos perderdes nesse abismo de amor, de humildade e de paciência. Se amardes o vosso próximo e tiverdes de fazer um acto de caridade, amai-o o fazei o que deveis no coração de Jesus. Se se trata de vos humilhardes, que seja na humildade desse coração. Se se trata de obedecerdes, que seja na obediência do Seu coração. Se tendes de louvar, de adorar, de agradecer a Deus, que seja em união com a adoração, o louvor e a acção de graças que nos são dados por esse grande coração. [...] O que quer que façais, fazei todas as coisas no espírito desse coração, renunciando ao vosso, entregando-vos a Jesus, para agirdes no Espírito que anima o Seu coração.