quarta-feira, 30 de junho de 2010

Evangelho segundo São Mateus 8,28-34

Naquele tempo: 28Quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos


Quarta-feira, 30 de Junho de 2010.

SANTO DO DIA: São Teobaldo, Sacerdote e Ermitão; Santos Protomártires da Igreja de Roma; Beato Basílio Velyckovskyj, Bispoe mártir

Primeira Leitura do Livro da Profecia de Amós 5,14-15.21-24
Leitura da Profecia de Amós:

14Buscai o bem, não o mal, para terdes mais vida, só assim o Senhor Deus dos exércitos vos assistirá, como tendes afirmado. 15Odiai o mal, amai o bem, restabelecei a justiça no julgamento, talvez o Senhor Deus dos exércitos se compadeça do resto da tribo de José. 21'Aborreço, rejeito vossas festas, não me agradam vossas assembléias de culto. 22Se me oferecerdes holocaustos, não aceitarei vossas oblações e não farei caso de vossos gordos animais de sacrifício. 23Livra-me da balbúrdia dos teus cantos, não quero ouvir a toada de tuas liras. 24Que a justiça seja abundante como água e a vida honesta, como torrente perene.'

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus



Salmo 49

Escuta, ó meu povo, eu vou falar; ouve, Israel, eu testemunho contra ti: Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus!

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Porque as feras da floresta me pertencem e os animais que estão nos montes aos milhares. Conheço os pássaros que voam pelos céus e os seres vivos que se movem pelos campos.

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Não te diria, se com fome eu estivesse, porque é meu o universo e todo ser. Porventura comerei carne de touros? Beberei, acaso, o sangue de carneiros?

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.



Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,28-34
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 28Quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: 'O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?' 30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: 'Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos.' 32Jesus disse: 'Ide.' Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até à cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor


Comentário ao Evangelho do dia feito por Concílio Vaticano II
Constituição sobre a Igreja no mundo contemporâneo (Gaudium et spes), §§ 9-10 - Copyright © Libreria Editrice Vaticana

«Rogaram-Lhe que Se retirasse daquela região»

O mundo actual apresenta-se, assim, simultaneamente poderoso e débil, capaz do melhor e do pior, tendo patente diante de si o caminho da liberdade ou da servidão, do progresso ou da regressão, da fraternidade ou do ódio. E o homem torna-se consciente de que a ele compete dirigir as forças que suscitou, e que tanto o podem esmagar como servir. Por isso se interroga a si mesmo.

Na verdade, os desequilíbrios de que sofre o mundo actual estão ligados com aquele desequilíbrio fundamental que se radica no coração do homem. Porque no íntimo do próprio homem muitos elementos se combatem. Enquanto, por uma parte, ele se experimenta, como criatura que é, multiplamente limitado, por outra sente-se ilimitado nos seus desejos, e chamado a uma vida superior. Atraído por muitas solicitações, vê-se obrigado a escolher entre elas e a renunciar a algumas. Mais ainda, fraco e pecador, faz muitas vezes aquilo que não quer e não realiza o que desejaria fazer (Rom 7, 15). Sofre assim em si mesmo a divisão, da qual tantas e tão grandes discórdias se originam para a sociedade. [...]

Perante a evolução actual do mundo, cada dia são mais numerosos os que põem ou sentem com nova acuidade as questões fundamentais: Que é o homem? Qual o sentido da dor, do mal, e da morte, que, apesar do enorme progresso alcançado, continuam a existir? Para que servem essas vitórias, ganhas a tão grande preço? Que pode o homem dar à sociedade, e que coisas pode dela receber? Que há para além desta vida terrena?

A Igreja, por sua parte, acredita que Jesus Cristo, morto e ressuscitado por todos, oferece aos homens, pelo Seu Espírito, a luz e a força para poderem corresponder à sua altíssima vocação; nem foi dado aos homens sob o céu outro nome, no qual devam ser salvos (Act 4, 12). Acredita também que a chave, o centro e o fim de toda a história humana se encontram no seu Senhor e mestre. E afirma, além disso, que, subjacentes a todas as transformações, há muitas coisas que não mudam, cujo último fundamento é Cristo, o mesmo ontem, hoje, e para sempre (Heb 13, 8).

sábado, 26 de junho de 2010

SOBRE O AMOR




Tal qual uma mãe.
Quem ama zela.
Quem ama cuida.
Quem ama liberta.
O verdadeiro amor, fruto da
Luz divina enaltece o Ser e
transmite Paz.
A paz que acalma.
A paz que conforta.
A paz cujo amor exala
através de gestos simples.
Tal qual a flor, precisamos
aprender a ser simples,
mas sem perder a nobreza.
Tal qual a flor,
simples e nobre.
(Autora: Eliane de Araujoh)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Diverso



Não quero compor a canção cansada
Que não traz o canto
Que não traz o pranto
E para meu espanto
Por falta de encanto já não traz é nada

Eu quero compor uma canção silente
Meio sussurrada
Algo, displicente
Quase gaguejada
Mas, que pela estrada
Vai guiando a gente

Só quero compor um único verso
Que seja pequeno
mas, seja diverso
Que alente a alma
Mas, perturbe a calma
De todo o universo
(Josué Dantas)

Bispo não é título que se pode atribuir a si mesmo

21 junho 2010

D. Walmor de Azevedo explica que o bispo da Igreja Católica é nomeado ‘dom’

BELO HORIZONTE, segunda-feira, 21 de junho de 2010 (ZENIT.org) – O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, afirma que “bispo” é um título que uma pessoa não pode atribuir a si mesma, pelo simples fato de ser fundadora ou líder de determinado grupo de fiéis.

“O bispo da Igreja Católica, um sucessor dos apóstolos, daqueles apóstolos primeiros chamados pelo Mestre Jesus Cristo, assim constituídos por Ele, é nomeado de ‘dom’, uma titulação precedendo o seu nome de batismo”, explica o arcebispo, em artigo enviado a ZENIT na sexta-feira.

“A respeito desses primeiros apóstolos, o evangelista Marcos narra que ‘Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis; e foram a ele. Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova, com o poder de expulsar os demônios’”, recorda.

Dom Walmor explica que é chamado de dom “aquele que é bispo, tradição de dois mil anos, na Igreja do seu Mestre e Senhor”.

“Bispo, portanto, não é um título que alguém pode arvorar e definir para si, como fundador e líder de um grupo de fiéis que passam, ainda que por razão de práticas religiosas, a se definir como uma Igreja”, afirma o prelado.

Segundo Dom Walmor, a Igreja “nasce do querer e do coração do seu Mestre e Senhor Jesus. O querer é de Cristo, aquele que morreu e ressuscitou”.

“Dom não é, então, um simples título honorífico. Não é uma formalidade para nomear uma pessoa. Dom é referência a uma pessoa – consagrada para a missão que o Senhor Jesus deu àqueles onze primeiros chamados.”

“E que permaneceram com Ele – prossegue o arcebispo –, numa tradição sucessória ininterrupta, nestes dois mil anos de existência da Igreja Católica. Uma existência sustentada, em meio às vicissitudes do tempo e da história, pela fidelidade e obediência corajosa ao mandato do seu Mestre.”

O arcebispo afirma que a consagração no ministério de bispo “é compromisso não apenas de ser chamado dom, mas de ser, verdadeiramente, dom para todos”.

“Dom na tarefa de congregar na unidade, para além da administração. Dom na experiência de ser, nesta época moderna, sinal e inspirador da procura de sentido, no seguimento de Jesus Cristo, na condição de contemplativo presente no mundo, seu conhecedor e intérprete de suas perguntas.”

“Buscando respostas, servindo especialmente aos mais próximos, solidariamente próximo a todos”, afirma.

sábado, 19 de junho de 2010

Até breve





Venho dizer-te adeus... isso foi-me permitido pela estrela-mãe,
pelos mestres de Luz Azul dos eternos céus!
Afinal não se zangaram... tão puro o meu sentir acharam!
Chamaram-me criança por te ter querido, mesmo à distância...
sem pensar que não havia esperança!


Viram nos meus olhos ausência de malícia,
Leram na minha alma que só te queria dar o que melhor sei fazer... AMAR!
Acreditaram que de longe o faria, que não te queria assustar!
E o meu Arcanjo do meu lado ficou e testemunhou essa verdade com perícia.
Ele conhece-me... tocou-me a aura...
olhou a minha luz e nunca duvidou!


Devolveram-me as azuis asas... secaram aquela lágrima rebelde
que vem sempre espreitar, quando de ti se está a falar.
Enfeitaram-me os cabelos com o luar e disseram-me :

- Vai... vai-lhe contar!
Diz-lhe a senha do teu sonho... ele já não irá duvidar!
Só lhe fará bem... aprenderá a aceitar... e da verdade a não mais desconfiar!


E voltei por um tempo limitado... não para ficar ao teu lado,
Mas para te dizer que foi pena termos passado um pelo outro em direções opostas!
Tantas palavras por dizer, gestos por fazer...
perguntas sem respostas!
Bastava teres em mim acreditado... o sentir não ter negado...
E eu ficaria a sorrir-te e a ver-te... sem mais nada falar...
Anjo de estrela azul sabe um acordo respeitar!


Aproveita minha alma afim... eu não estarei cá...
mas serei feliz com a tua felicidade...
sou mesmo assim!
E na longa madrugada...
lembra-te da voz calada, que não te pediu nada.
Recorda-te de mim com carinho, com ternura, com alegria...
Não deixes a tua alma ficar fria!
E viva intensamente esta vida onde não havia lugar para mim!


Por algum tempo, ou quem sabe para sempre, eu estarei ausente.
Vou por motivo de saúde e espero logo poder voltar.
Caso não volte, quero deixar registrado aqui que comigo você sempre estará.
Te levarei para sempre, todo o sempre.
Levo tudo que vivemos, tudo o que sentimos.

Aonde quer que eu vá
Levo você no olhar

Longe daqui
Longe de tudo
Meus sonhos vão te buscar
Vem pro meu mundo
Eu sempre vou te esperar

autor desconhecido

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bento XVI cria nova diocese no Brasil

16 de junho de 2010 • 09h31
Terra
O papa Bento XVI criou uma nova diocese no Brasil, em Salgueiro, no estado de Pernambuco, e nomeou como bispo o franciscano Magnus Henriques Lopes, de 45 anos, informou hoje o Vaticano.

O Pontífice também nomeou hoje o italiano Alessandro Carmelo Ruffinoni, de 67 anos, bispo coadjutor de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

A nova diocese de Salgueiro foi criada com território desmembrado das dioceses de Petrolina e Floresta.

Com 17.931 quilômetros quadrados, a diocese conta com uma população de 439.418 habitantes, dos quais 351.534 são católicos, com 17 paróquias e 14 sacerdotes.

O primeiro bispo de Salgueiro, Magnus Henriques Lopes, nasceu em 1965 em Assú, na diocese de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte.

Entrou na ordem dos Franciscanos Capuchinhos em 1989. Estudou filosofia na Faculdade de Filosofia de Recife e teologia no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda.

É formado em psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió e em teologia moral pela Academia Pontifícia Alfonsiana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 1996 em sua cidade natal. Prestou serviços nos franciscanos capuchinhos do Brasil e atualmente atuava como padre e ecônomo do Convento de Santo Antônio, em Natal.

Ruffinoni, o novo bispo coadjutor de Caxias do Sul, nasceu em 1943 em Piazza Brembana, na província italiana de Bérgamo. Pertence a congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos).

Estudou na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e foi ordenado sacerdote em 1970.

Enviado como missionário ao Brasil, foi diretor espiritual, reitor do seminário menor de Casca e pároco em Porto Alegre.

Em 1988 foi enviado ao Paraguai, onde foi reitor do seminário menor de Ciudad del Este, vigário da paróquia Virgem do Rosário, de Ciudad del Este e diretor do centro missionário de Ciudad del Este.

De 1998 a 2006 foi superior provincial da Província Scalabriniana "São Pedro", com sede em Porto Alegre.

Em 2006 foi nomeado bispo auxiliar do Porto Alegre, cargo que ocupa atualmente.

Também é responsável, na Conferência Nacional dos bispos Brasileiros, do pastoral para os emigrantes brasileiros no estrangeiro.

terça-feira, 15 de junho de 2010

O que é rasgar a casca do eu individual.


Rasgar a casca do eu individual significa soltar as coisas que agora
segura. É o preparar-se para receber livremente as dádivas de Deus,
soltando tudo que ainda segura: “isto é meu, este é meu pensamento,
isto é minha propriedade” Quando visitei, antes da 2ª Guerra Mundial,
a casa do Sr. Yamazaki, diretor da fábrica de sabões Kaow, contou-me
ele o seguinte: na sua juventude, quando fazia peregrinações
religiosas, procurou o idoso mestre do Zen, Nantembô, para ouvir seus
ensinamentos. O mestre não apareceu para recebe-lo, mandando um menino
para que o atendesse. O menino ofereceu-lhe chá numa grande chávena.
Visto que seria falta de educação não aceitar o chá, tomou-o todo, e
logo o menino encheu novamente a chávena dizendo: “tome, por favor”.
Ele bebeu todo o chá e o menino tornou a encher. O Sr. Yamazaki não
suportou mais e recusou finalmente: Estou com o estômago cheio e não
posso mais beber” O menino se retirou e o mestre nunca apareceu.
Naquele momento ele compreendeu de súbito: “Através das peregrinações
religiosas eu havia me convencido de que já tinha recebido a
iluminação e havia formado este conceito de mim próprio. Enquanto
mantiver esta casca cheia de idéias preconcebidas, é impossível
introduzir o ensinamento do Zen. O mestre me ensinou agora a romper a
casca do pequeno ego”.
Livro “Convite à Felicidade Vol. 1”
Dr. Masaharu Taniguchi

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Papa pede desculpas às vítimas de pedofilia

publicado em 11/06/2010 às 07h17:

Esta é a primeira vez que Bento 16 pede perdão publicamente por casos de abusos
 R7
Giuseppe Giglia/EFE 
Foto por Giuseppe Giglia/EFE
O papa Bento 16 pediu desculpas publicamente nesta sexta-feira (11) por casos de pedofilia envolvendo padres da Igreja Católica em todo o mundo
O papa Bento 16 pediu nesta sexta-feira (11) perdão público a Deus e às vítimas de padres pedófilos, durante sermão na praça de São Pedro, no Vaticano. O líder máximo da Igreja Católica também disse que a instituição vai combater o problema e lutar para que padres pedófilos não voltem a cometer abusos.
- [Farei] tudo o que for possível para que abusos semelhantes não voltem a acontecer jamais.
O pedido de perdão foi feito diante de mais de 15 mil sacerdotes de todo o mundo, que compareceram ao encerramento do chamado Ano Sacerdotal, no Vaticano.
O papa afirmou, ainda, que os escândalos de pedofilia envolvendo padres católicos são um "chamado para a purificação da igreja".
Bento 16 também disse que a Igreja Católica vai trabalhar para garantir que os novos padres tenham real vocação para o sacerdócio.
O papa afirmou que a "a autenticidade da vocação" será examinada exaustivamente durante o processo de admissão ao ministério religioso e na formação dos futuros sacerdotes.

Esta é a primeira vez que Bento 16 fala de maneira tão pública sobre os casos de abusos de crianças por religiosos católicos. O escândalo de pedofilia ganhou força em 2010, com novas denúncias contra padres em todo o mundo, especialmente na Irlanda, nos Estados Unidos e na Alemanha.
O próprio papa chegou a ser acusado de negligência por não ter afastado sacerdotes pedófilos quando ainda era arcebispo.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Túmulo de Irmã Dulce será lacrado

10 de junho de 2010
diario catarinense
Corpo de religiosa morta há 18 anos foi exposto em igreja baiana antes de sepultamento definitivo

Pelo menos 400 fiéis passaram a madrugada de ontem na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Salvador (BA), em uma vigília em homenagem a Irmã Dulce.

O evento, no qual os restos mortais – ou relíquias, segundo a definição dos católicos – foram expostos, foi uma etapa do processo de beatificação da religiosa.

Após a missa, o corpo da baiana foi sepultado em definitivo, na Capela das Relíquias, construída dentro da mesma igreja – exumado da igreja no último 27 de maio, estava mumificado e seu traje de freira, preservado.

O local vai ficar aberto a visitas, mas o túmulo da religiosa será mantido lacrado, segundo a Igreja.

A celebração foi comandada pelo arcebispo primaz do Brasil e cardeal de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo. Ele elegiou o comprometimento social da religiosa.

Em abril de 2009, o papa Bento XVI assinou o decreto que elevou o “anjo bom da Bahia”, como era conhecida Irmã Dulce, morta em 1992, à condição de venerável, o primeiro passo no processo de canonização.

Segundo a sobrinha de Dulce e coordenadora das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, a expectativa é de que a beatificação seja aprovada até o fim do ano e reconhecida pelo Papa no início do ano que vem.

A elevação de Irmã Dulce à condição de beata tem como base um milagre ocorrido em Sergipe e validado juridicamente pela Santa Sé em 2003.

Após a beatificação, o Vaticano precisa reconhecer mais um milagre atribuído à religiosa – deve ser avaliado por especialistas – para que ela possa ser considerada santa.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sagrada Tradição, Sola Scriptura e a Divisão Católica

8 junho 2010 Autor: admin

Fonte: Veritatis Splendor

Em muitos de nossos artigos temos falado sobre como a Sola Scriptura tem colaborado para a divisão doutrinária no Protestantismo. Em contrapartida os protestantes afirmam que a Sagrada Tradição não trouxe para o Catolicismo a unidade doutrinária. E utilizam esta afirmação como desculpa para continuarem professando a Sola Scriptura. Em suma a lógica protestante é esta: a Sagrada Tradição não trouxe unidade doutrinária ao catolicismo então não há motivo para abandonar a Sola Scriptura e/ou aceitar a Sagrada Tradição. Vejamos se este argumento levantado por nossos contendores é válido.

Primeira análise: análise da corroboração histórica e bíblica

Para verificarmos se há verdade na Sola Scriptura devemos verificar se ela foi ensinada pelos Santos Apóstolos. Se examinarmos os escritos dos Pais da Igreja, não acharemos lá a Sola Scriptura. Acharemos sim, eles defendendo a Fé utilizando as Escrituras, mas isso não é Sola Scriptura como alguns sugerem. Da mesma forma os encontraremos defendendo a Fé utilizando o ensino oral dos Apóstolos, ou o que no catolicismo é chamado de Sagrada Tradição.

Nem na Bíblia encontramos a Sola Scriptura, encontraremos sim, versículos dizendo que Escritura é útil para ensinar, exortar na fé. E isso também não é Sola Scriptura. Da mesma forma encontraremos versículos testemunhando que tanto o ensino oral dos Apóstolos também é Palavra de Deus ao lado das Sagradas Escrituras.

Tanto o testemunho histórico quanto o bíblico nega a Sola Scriptura e por isto é suficiente para que esta doutrina humana seja abandonada do meio Cristão; o que não acontece com a Sagrada Tradição que é corroborada por ambos.

Segunda análise: análise da divisão doutrinária católica

Os protestantes normalmente chamam de divisão católica a opinião dos Bispos católicos sobre as questões de fé e moral. Devo informar que a opinião de qualquer clérigo, seja qual for (diácono, padre, Bispo ou Papa) não é doutrina católica. A doutrina católica não é formada pelo conjunto dos pensamentos dos ministros da Igreja, mas sim da Verdade Revelada por Cristo e pelos Apóstolos (Sagrada Tradição e Sagrada Escritura), pelo ensino dos Concílios Ecumênicos e Decretos Papais (Sagrado Magistério), que é claro tem a colaboração de seus clérigos. A síntese de tudo isto pode ser encontrado, por exemplo, no Catecismo da Igreja Católica ou nas Cartas Apostólicas dos Papas.

Desta forma, não pelo fato de existirem (infelizmente) Bispos de orientação TL (Teologia da Libertação) que faz a TL doutrina Católica. A Doutrina Católica possui um corpo bem definido, com fronteiras bem conhecidas pelas quais é possível afirmar se um Bispo lhe é fiel ou não, se está ou não respeitando-a quando ensina algo em nome da Igreja.

Outros protestantes apontam como divisão da doutrina católica a diferença doutrinária entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa. O leitor não deve confundir diferença doutrinária com diferença disciplinar.

A doutrina é o conjunto dos ensinamentos sobre a Fé e a Moral e é imutável. A disciplina é o conjunto de normas que regulam as atividades e a vida religiosa da Igreja, e é mutável. Exemplificando, a fé na Trindade é dogma da Igreja, é faz parte da sua doutrina, e não pode ser mudado, a Igreja manhã não pode dizer que Maria faz parte da Trindade (como alguns malucos andaram sugerindo…). O Celibato dos Padres é uma norma disciplinar, a Igreja amanhã poderá mudar isso e autorizar o casamento dos Padres.

A Igreja Católica é formada por todas as dioceses (1) em plena comunhão com o Bispo de Roma. A Igreja Católica devido à diferença de rito e/ou disciplina classifica-se em Igreja Latina (de rito e disciplina Romanos) e Igreja Oriental (de rito e disciplina Orientais, como a Igreja Católica Melquita, Igreja Católica Maronita, etc). As dioceses chefiadas por Bispos cismáticos (legítimos sucessores dos apóstolos mas que não estão com plena comunhão com o Bispo Romano) fazem parte da Igreja Católica, mas sim da Igreja Ortodoxa, por isso não podem ser chamados de católicos já que não fazem parte da comunhão católica, são tão somente Igrejas Particulares (2). Assim enganam-se aqueles que imaginam uma divisão doutrinária no Catolicismo.

Contextualizando isso, há sim, diferenças doutrinárias entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa. Por exemplo, a grande maioria dos católicos ortodoxos não aceitam a Infabilidade do Bispo de Roma, outros não aceitam as duas naturezas de Cristo (monofisistas) e ainda há aqueles que dizem que o Espírito Santo procede somente do Pai e não também do Filho.

A diferença doutrinária entre Católicos e Ortodoxos é ínfima se comparada com a diferença doutrinária existente entre as milhares de denominações protestantes. A estrada que divide a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa é curta, o que torna a unidade doutrinária entre ambas possível. Há muitos esforços da Santa Sé neste sentido. Já no protestantismo o desejo do Senhor de que todos sejam um (cf. Jo 17,11. Jo 17,21-22) torna-se praticamente é impossível.

Depois do Cisma do Oriente, o desenvolvimento (não invenção) da doutrina que se dava em comunhão entre todos os Bispos, desde o Concílio de Jerusalém, acontecia de forma separada entre Igreja Católica e Ortodoxa. Daí que tem origem as divergências doutrinárias hoje existentes entre as duas Igrejas.

Este delta doutrinário poderia ser maior se não fosse pela Sagrada Tradição, que tem exercido a função de uma verdadeira liga, já que tanto a Igreja Católica como a Igreja Ortodoxa guardam (também) como Palavra de Deus a mesma Sagrada Tradição, e a utilizam como fundamento para o desenvolvimento de suas doutrinas (3).

Conclusão

A atual desculpa protestante para continuar no erro da Sola Scriptura não se sustenta pela análise da corroboração histórica e bíblica, já que esta doutrina não encontra amparo na memória cristã e nem na própria Sagrada Escritura.

Também não se sustenta pela análise da divisão doutrinária católica. Embora a Sagrada Tradição não tenha impedido a divisão doutrinária entre Católicos e Ortodoxos, pela própria natureza desta divisão (como anteriormente foi exposto), ela não corrobora com isto, ao contrário da Sola Scriptura ( já que embute em si própria a dourina do Livre Exame, que faz de cada cristão o seu próprio mestre e professor.). É exatamente a Sagrada Tradição que torna possível que cristãos católicos e ortodoxos se encontrem, caminhando a pé pela estrada que os separa.

Notas

(1) Uma diocese ( do latim diocesis) é uma organização com base territorial que abrange determinada população sujeita á autoridade e administração de um Bispo legítimo, isto é ordenado através da sucessão dos Apóstolos.

(2) “É católica toda a Igreja particular (isto é, a diocese e a eparquia), formada pela comunidade de fiéis cristãos que estão em comunhão de fé e de sacramentos seja com o seu Bispo, ordenado na sucessão apostólica, seja com a Igreja de Roma, que «preside à caridade» (S. Inácio de Antioquia).” (Catecismo da Igreja Católica Compêndio no. 167. ver também CIC 832-835). A Igreja Particular perde sua catolicidade se não está integrada à Comunhão Católica.

(3) O desenvolvimento doutrinário tanto da Igreja Católica quanto da Igreja Ortodoxa também se apóia na Sagrada Escritura.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Viva



Este texto nos faz entender muitas coisas.


Por Airton Luiz Mendonça
(Artigo do jornal O Estado de São Paulo)

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.
Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio.... você começará a perder a noção do tempo.
Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos,ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.
Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.
Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: nosso cérebro é extremamente otimizado.
Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.
Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.
Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.
É quando você se sente mais vivo.
Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.
Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera,
quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.
Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.
Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.
Como acontece? Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); o cérebro já sabe qual marcha trocar
(ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa,no lugar de repetir realmente a experiência).
Ou seja,você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente.
Aqueles críticos segundos de troca de marcha,leitura de placa são apagados de sua noção de passagem do tempo.
Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.
Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, -.... enfim.... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.
Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana,
no ano ou, para algumas pessoas, na década.
Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...

ROTINA

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo:

M & M (Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).
Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.
Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja diferente.

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos... em outras palavras... V-I-V-A. !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos.

Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado,não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.



V I V A !!!!!!!!


_
“Existe no mundo apenas uma pessoa com poder suficiente para melhorar a sua vida. E essa pessoa é... você mesmo!" (Dirk Wolter)

Suposto OVNI é fotografado na região do Terminal da Salgadeira

27/05/2010 - 18h55






Quarta-feira à tarde, mais precisamente às 17h25m (primeiro registro fotográfico) e até às 19h56m, uma estranha luz, em formato de disco horizontal, com reflexos espelhados, surgiu próximo ao Terminal Turístico da Salgadeira. O fenômeno atraiu grande número de curiosos, em sua maioria amantes da ufologia presentes na região chapadense. Segundo uma das integrantes da diretoria da Aderco - Associação de Defesa do Rio Coxipó, Valdirene Costa, a luz emitia fachos contínuos, fortes:
"Quem viu e fotografou primeiro foi a cantora Jully  (Maria Generosa da S. Hobsbach), hóspede na Salgadeira. Ela diz ter ficado estática quando percebeu que aquela luz parecia se movimentar meio de lado, imobilizando-se por minutos seguidos. Não descia nem subia; ficava lá, parada. Como se observasse o entorno dos paredões. Ou o que acontece nas proxim idades".
Valdirene ainda acrescenta que, durante os anos de trabalho ecológico na região da Salgadeira, já assistiu fenômenos parecidos, mas evita mencioná-los por temer que ninguém acredite. "Já vi outras luzes, e até uma espécie de tocha de fogo sibilante, voadora. Algo bem esquisito, como se fosse uma vassoura aérea. Varria as extremidades dos paredões e sumia mata adentro. Muitos viram essa tocha".


Olho no espaço






Também José Carlos Bazan ("Pardal'), gerente administrativo do terminal, testemunhou a aparição do suposto OVNI. "Se era, não sei. Mas que estava lá, estava. Irradiava uma claridade anormal, ofuscante, metálica. Não era avião, posso asssegurar. O Sol, observei, se encontrava do lado oposto, no sentido de Cuiabá. E nem lua havia, pra não dizerem que podia ser isso. Ela (a lua) só surgiu mais tarde, em outro ponto. Enquanto a luz ainda continuou por lá, até desaparecer por completo".
O menino Pedro Vithor da Costa, oit o anos, afirma também ter testemunhado o gracioso balé dessa luz, quase imperceptível, que ondulava lateralmente - descreve - após alguns minutos estática nas proximidades do paredão. O mesmo que registra a figura (perfil) de um gnomo incrustada de forma natural. "Não fiquei com medo. Era uma luz até bonita. Mas ela se movimentava às vezes, dava pra perceber. Só sumiu mais tarde, à noite. Muita gente acampada por aqui viu e a fotografou. Alguns até filmaram

Tone Lira



2010-05-28
Suposto ovni é visto em Chapada

Várias pessoas afirmam ter visto uma estranha luz no céu de Chapada dos Guimarães, na Salgadeira. O evento foi registrado na quarta-feira, às 17h25m (primeiro registro fotográfico) e até às 19h56m, o formato de disco horizontal, com reflexos espelhados, brilhava. O fenômeno atraiu grande número de curiosos, em sua maioria amantes da ufologia presentes na região chapadense.
Segundo uma das integrantes da diretoria da Associação de Defesa do Rio Coxipó (Aderco), Valdirene Costa, a luz emitia fachos contínuos e fortes.
"Quem viu e fotografou primeiro foi a cantora Jully (Maria Generosa da S. Hobsbach), hóspede na Salgadeira. Ela diz ter ficado estática quando percebeu que aquela luz parecia se movimentar meio de lado, imobilizando-se por minutos seguidos. Não descia nem subia. Ficava lá, parada, como se observasse o entorno dos paredões ou o que acontece nas proximidades".
Valdirene ainda acrescenta que, durante os anos de trabalho ecológico na região da Salgadeira, já assistiu fenômenos parecidos.
O gerente administrativo do terminal, José Carlos Bazan, testemunhou a aparição do suposto Objeto Voador Não Identificado (Ovni).
"Se era, não sei. Mas que estava lá, estava. Irradiava uma claridade anormal, ofuscante, metálica. Não era avião, posso assegurar. O sol, observei, se encontrava do lado oposto, no sentido de Cuiabá. E nem lua havia, para não dizerem que podia ser isso. Ela (a lua) só surgiu mais tarde, em outro ponto. Enquanto a luz ainda continuou por lá, até desaparecer por completo".
Pedro Vithor da Costa, 8, afirma também ter testemunhada a luz. "Não fiquei com medo. Era uma luz até bonita. Mas ela se movimentava às vezes, dava para perceber. Só sumiu mais tarde, à noite. Muita gente acampada por aqui viu e a fotografou. Alguns até filmaram".


Autor: Secom/Cuiabá

Copyright © 2001 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados
Sugestões de Pauta para o Jornal : red.jornal@gazetadigital.com.br
Críticas, Dúvidas ou Sugestões para o Site : internauta@gazetadigital.com.br